Estamos no Inverno, os dias estão frios, e claro que ingerir alimentos quentinhos ajudam-nos a aquecer. Uma boa opção é comer uma sopa de legumes!
A sopa, possibilita uma variada combinação de produtos hortícolas, aos quais podemos adicionar uma pequena quantidade de leguminosas ou batata, temperar com um fio de azeite e muito pouco sal. Deve ser consumida preferencialmente no início da refeição, mas se contiver carne, peixe ou ovos, pode mesmo constituir o prato principal.
O Consumo diário de sopa tem muitas vantagens na saúde:
Para além de nos aquecer, pelo seu volume e temperatura a sopa é um prato muito saciante e que ajuda a regular o apetite.
Como é elaborado com uma grande variedade de hortícolas, alimentos com baixo valor energético, mas de grande densidade nutricional, particularmente fibras, vitaminas, sais minerais e substâncias fitoquímicas, protetoras da saúde, podemos afirmar que ajuda a equilibrar as dietas de hoje, pobre em frutos e legumes e excessiva em carne, alimentos processados, gorduras e sal.
E por falar em SAL… Em Portugal utilizamos este ingrediente de forma excessiva e a sopa não é exceção… é fundamental a sua redução gradual, dada a sua importância para a saúde em particular na prevenção das doenças cardiovasculares.
Elsa Feliciano
Nutricionista
Assessora Nutrição da FPC