Com o primeiro Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico realizado em 2015 pelo INSA (Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge) foi possível recolher-se informação valiosa sobre o estado de saúde e dos cuidados de saúde dos portugueses. A tensão arterial foi um dos parâmetros avaliados e ficou definido como sendo hipertenso os indivíduos que apresentassem uma tensão arterial superior a 140/90 ou que estivessem a fazer medicação para a tensão nas duas semanas anteriores à entrevista.
Os resultados mostraram que a proporção de hipertensos aumenta à medida que a idade avança. O processo de envelhecimento favorece esta situação, mas alguns hábitos e alguns comportamentos permitem que a hipertensão apareça com bastante intensidade em indivíduos relativamente novos. Mais de metade (58,4%) dos participantes no inquérito entre os 55 e os 64 anos de idade eram hipertensos.
Cerca de um terço dos participantes com idades compreendidas entre os 35 e os 54 anos de idade já são hipertensos. Aos 45 anos estamos a dar o nosso melhor para criar os nossos filhos. Aos 65 anos queremos reviver a vida com os nossos netos. Pense nisto.
Dr. Luís Negrão
Assessor Médico da FPC