O colesterol não é necessariamente mau. Apesar disso, a sua relação com a aterosclerose e com a doença cardiovascular (CV), quando elevado, é inquestionável. No sangue, o colesterol é transportado em 2 lipoproteínas: uma, a LDL – o “colesterol mau” – e outra, a HDL – o “colesterol bom”.
As LDL, em excesso, tendem a acumular-se nas artérias, formando placas de gordura, e contribuindo para eventos CV (enfarte do miocárdio ou acidente vascular cerebral, entre outros), potencialmente fatais. As HDL, pelo contrário, estão envolvidas na remoção das gorduras das artérias.
Saiba os valores de colesterol e o seu risco cardiovascular. Entre o “bom” e o “mau” colesterol pode fazer uma escolha! Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada. Pratique regularmente exercício físico, mantenha um peso corporal equilibrado. Pare de fumar. Se as medidas de estilo de vida são insuficientes, tome medicamentos e, nesse caso, não os interrompa, sem indicação médica. Analise com o seu médico o melhor plano de saúde cardiovascular.
Dr. Pedro Marques da Silva