FPC inaugura “Mês do Coração” com chamada urgente à consciencialização e prevenção

No dia 7 de maio, na Biblioteca Palácio das Galveias, em Lisboa, a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) deu início às comemorações do “Mês do Coração”, com uma sessão solene de abertura. O evento, que marcou o pontapé de saída para um período dedicado à sensibilização sobre as doenças cardiovasculares, teve como objetivo principal divulgar a campanha e o programa de atividades planeadas pela FPC.

Nesta sessão estiveram presentes Manuel Carrageta, presidente da FPC; José Barata Dias, membro da comissão executiva; Rafael Salgueiro, diretor do Departamento da Atividade Física e do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa; Rita Sá Machado, diretora-geral da Direção-Geral da Saúde; e Luís Negrão, assessor médico.

Manuel Carrageta frisou a gravidade da situação das doenças cardiovasculares em Portugal, que continuam a ser a principal causa de morte na população. “É um momento de reflexão e ação, onde destacamos a prevenção e os cuidados necessários para proteger o nosso coração”, afirmou, salientando o compromisso da FPC em promover hábitos saudáveis que podem salvar vidas. “As doenças cardiovasculares constituem a principal causa, morte e custos em saúde da população portuguesa”, alertou.

Além disso, a FPC recomenda fortemente a adoção da dieta mediterrânica e a prática de atividade física regular como medidas essenciais para prevenir as doenças cardiovasculares. “Ninguém morre do nada, evite as doenças do coração”, enfatizou Carrageta, destacando que a prevenção cardiovascular deve ser encarada como um investimento rentável na saúde pública.

José Barata Dias divulgou a campanha, cujo tema “Não se morre do nada. Cuide do seu coração”, que se destina aos 365 dias do ano e não apenas ao mês de maio.

“Estamos a falar para as novas gerações, isso dá-nos mais motivação para continuar. Quisemos abordar este tema de uma forma mais adequada e mais moderna, para conseguirmos chegar aos mais jovens. Queremos que a população portuguesa entenda que continuamos aqui. A campanha não é só de maio, são 365 dias, 12 meses por ano. Temos de estar sempre junto da população para que a mensagem passe. Hoje é um ponto de partida”, explicou.

Durante a sessão foi ainda apresentado um estudo realizado pela GfK Metris sobre os conhecimentos dos portugueses em relação aos fatores de risco associados às doenças cardiovasculares.

A FPC pretende transmitir a mensagem de que a saúde do coração está ao alcance de todos, incentivando a adoção de um estilo de vida saudável que pode fazer toda a diferença na prevenção das doenças cardiovasculares.