Muitas vezes quando estamos muito tempo em casa ou mesmo ansiosos, recorremos aos petiscos para satisfazer a alma. Acontece que nesses momentos acaba por ingerir uma quantidade significativa de calorias, que são prejudiciais. Mantenha os horários para as refeições e snacks pré-estabelecidos e evite os petiscos extra.
Nunca a lista de compras fez tanto sentido como hoje. Este item obriga-o a planear as suas refeições, a gerenciar os alimentos, evitando excessos, desperdícios e calorias extra. Lembremo-nos que vivemos em sociedade e que é importante fazer uma gestão racional dos recursos. É também útil planear tudo o que precisa para a semana, e assim fazer as compras necessárias apenas numa ida ao supermercado, evitando exposição acrescida.
Uma vez que nesta altura passamos mais tempo em casa e fazemos menos exercício, é uma boa oportunidade para limpar a cozinha de alimentos menos saudáveis que nós possam suscitar apetite em alturas mais aborrecidas. Lembre-se, se não tiver em casa, não se sente tentado. Este é um ótimo truque.
A gestão de stress é muito importante não só para o bem-estar mental, mas também para o bem-estar físico e controlo de apetite. Incorpore alguns exercícios de relaxamento na sua rotina diária.
Nesta fase, em que devemos priorizar o distanciamento social e passarmos mais tempo em casa, é tentador aumentarmos o sedentarismo. Contudo, devemos lutar contra essa tendência e aproveitarmos as ferramentas que temos em casa para nos mantermos ativos. As escadas, são um bom exemplo.
Nesta fase, em que devemos priorizar o distanciamento social e passarmos mais tempo em casa, é tentador aumentarmos o sedentarismo. Contudo, devemos lutar contra essa tendência e aproveitarmos as ferramentas que temos em casa para nos mantermos ativos. Use garrafas de águas como pesos para treinar grupos musculares diferentes. Inspire-se no YouTube, há imensas aulas divertidas para fazer em casa.
O sal em excesso é um conhecido inimigo da saúde cardiovascular. Reduza gradualmente o teor de sal nos seus cozinhados, e enriqueça os seus pratos com o sabor divertido das mais diversas ervas aromáticas. Acredite, é uma questão de hábito.
Não deixe que o tempo em casa seja sinónimo de tempo no sofá. Lute contra o sedentarismo e adote uma rotina de treinos diária. Inspire-se no YouTube. Há imensas aulas divertidas para todos os gostos. Não procure desculpas.
Aproveite o tempo que tem disponível e reinvente as suas refeições habituais. Experimente pratos diferentes e construa pratos mais coloridos, ricos em nutrientes diversos, vitaminas e minerais. Este hábito vai melhorar a sua saúde cardiovascular e reforçar o sistema imunitário.
Não é novidade que o tabaco prejudica a sua saúde e a de quem o rodeia. Mesmo que tenha o cuidado de não fumar em casa, as partículas do tabaco fixam-se na sua roupa, cabelo, etc, estendendo os malefícios aos que estão mais próximos de si. É também sabido que os fumadores têm uma manifestação de infeção por covid mais marcada que os não fumadores, assim como pior prognóstico. Aconselhe-se com o seu médico sobre a melhor forma de deixar de fumar de vez.
Uma rotina alimentar facilita o planeamento e organização de refeições equilibradas, ajudando a evitar os snacks, os ataques de gula, as necessidades de açúcares e as calorias desnecessárias. Aproveite para criar uma rotina que funcione para si e para a sua família.
Autoria dos conteúdos:
Dra. Mariana Duarte / Dra. Rita Aguiar Fonseca
Delegação Centro da Fundação Portuguesa de Cardiologia