Está sentado confortavelmente? É melhor levantar-se, pois estar sentado durante horas duplica o risco de doenças cardíacas, obesidade, diabetes e morte prematura.
Na realidade, nós passamos a maior parte do tempo sentados no trabalho, no carro e em casa.
Porque é que estar sentado grande parte do tempo é prejudicial para a saúde? O baixo custo energético de estar sentado leva a que os tecidos do nosso organismo se tornem resistentes à insulina, o que causa um aumento da glucose no sangue. Leva também a uma redução acentuada da atividade da lipoproteina lipase, com consequente redução do colesterol bom. Todas estas alterações aumentam o risco de obesidade, diabetes e doenças cardíacas.
O primeiro passo para mudarmos a nossa rotina sedentária é reconhecer que passamos demasiado tempo sentados. Pequenas modificações são benéficas, como falar de pé ao telefone, ir falar com um colega em vez de telefonar ou mandar um e-mail, fazer algumas reuniões de trabalho de pé, ou ter uma secretária alta para trabalhar de pé.
Com base na evidência científica recomenda-se que nos levantemos a cada hora, pois está bem demonstrado que estar longas horas seguidas sentados é prejudicial para a nossa saúde.
Prof. Manuel Carrageta
Presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia