A Delegação Norte da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) , continua a desenvolver ações de aconselhamento para uma Vida Saudável, a chamar a atenção para a importância da manutenção da medicação habitual e alertar para os sinais e sintomas das situações em que os doentes devem recorrer ao Serviço de Urgência. No entanto, a situação de pandemia que vivemos leva a maior parte da população a descurar a importância das doenças crónicas de que padece, devido ao medo e stresse a que todos estamos sujeitos. As emoções que nos invadem condicionam muitas vezes as nossas atitudes, e em situações graves, que deviam ditar o recurso aos Serviços de Urgência Hospitalar, influenciam os doentes a não o fazerem.
Não nos esqueçamos que existem doenças crónicas com uma taxa de mortalidade muito superior à Covid-19, como é o caso das Doenças Cardiovasculares. O tratamento de uma patologia é tanto mais eficaz quando mais cedo se iniciar, pelo que o diagnóstico precoce pode salvar muitas vidas e melhorar grandemente a qualidade de vida.
É necessário dar não só aos profissionais de saúde, mas também aos doentes a possibilidade de disporem das indispensáveis proteções que lhes permita evitar os riscos de contágio pelo vírus da pandemia, ao mesmo tempo que lhes proporciona maior estabilidade emocional.
Assim, a Delegação Norte da FPC, com o apoio da Fundação Boston, está a promover a distribuição de material de proteção pessoal, para profissionais de saúde e utentes, pelos Serviços de Cardiologia da sua zona, em particular os mais necessitados, e nomeadamente aqueles que desenvolvem atividades de Cardiologia de Intervenção, Eletrofisiologia e Implantação de Dispositivos Cardíacos.
Nesse âmbito a Delegação Norte da FPC, já entregou material a duas instituições:
- O Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro EPE:
❤ 200 Viseiras de proteção facial
❤ 100 Máscaras Auto filtrantes FFP2/KN95/N95
❤ 400 Máscaras cirúrgicas
❤ 15 Embalagens 1000ml Gel Hidroalcoólico Higienizante
- A Unidade de Reabilitação Cardíaca Sénior da Fundação Patronato de Santo António, em Sabrosa:
❤ 50 Viseiras de proteção facial
❤ 50 Máscaras Auto filtrantes FFP2/KN95/N95
❤ 100 Máscaras cirúrgicas
❤ 10 Embalagens 1000ml Gel Hidroalcoólico Higienizante
“Esperamos conseguir voltar a uma vida “mais normal”, o mais breve possível tendo sempre em mente o nosso lema: Unidos faremos a diferença!” – Prof. Doutor João Lopes Gomes (Presidente da Delegação Norte da FPC)