No dia 16 de outubro comemora-se o Dia Mundial da Alimentação, sob a chancela da FAO que este ano lançou como tema o “DIREITO à ALIMENTAÇÃO PARA UMA VIDA MELHOR E UM FUTURO MELHOR”.
Comer, é a par com o ar e com a agua, uma das três necessidades mais básicas do ser humano. É um direito, universalmente reconhecido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e está também consagrado na Constituição da Republica Portuguesa. Segundo a FAO, mais de 2,8 bilhões de pessoas no mundo não conseguem pagar ou aceder a uma alimentação saudável, a principal causa de todas as formas de desnutrição – subnutrição, deficiências de micronutrientes, excesso de peso e obesidade, que afetam de forma transversal, a maioria dos países e das classes sociais.
Todos temos o dever, e a responsabilidade, enquanto seres humanos de lutar por um mundo mais justo e com menos desigualdades, mas também enquanto consumidores, podemos fazer a diferença ao fazermos escolhas alimentares mais saudáveis e sustentáveis e reduzirmos o desperdício.
Todos juntos podemos fazer a mais.
Elsa Feliciano
Assessora Nutrição FPC