Dieta mediterrânica, um dos padrões alimentares mais saudáveis do mundo….

Uma das características da Dieta Mediterrânica é o equilíbrio entre qualidade e quantidade: consumo de grande variedade de alimentos de elevado valor nutricional, combinados de forma harmoniosa, ajustados em quantidade às necessidades individuais e bem distribuídos ao longo do dia e da semana.

Do ponto de vista alimentar destaca-se a preferência pelo consumo de produtos frescos, produzidos localmente, de acordo com as estações do ano. Inclui na sua base o consumo diário de grande variedade de produtos hortícolas e frutas, leguminosas, cereais e seus derivados. Também a preferência pelo consumo semanal de peixe, aves de criação e ovos em detrimento das carnes vermelhas. A utilização do azeite como principal fonte de gordura, mas sempre com parcimónia.Os frutos secos, são outro alimento de eleição.

A culinária é simples, mas rica em sabor, com utilização predominante de estufados, caldeiradas, jardineiras, cataplanas, sempre elaborados com pouca gordura, pouco sal e muitas ervas aromáticas. Também a enorme variedade de sopas, em particular as de hortícolas da época, frequentemente com leguminosas e temperadas com azeite. Água, infusões ou tisanas são a bebida de eleição, mas o consumo equilibrado de vinho tinto é outro dos fatores alimentares que se distingue nesta Dieta.

Para terminar não posso deixar de salientar ainda, a perfeita distinção estabelecida entre os alimentos que devem ser incluídos na alimentação do dia-a-dia e na dos dias festivos.

 

 

Dra. Elsa Feliciano

Assessora de Nutrição da Fundação Portuguesa de Cardiologia