Diabetes e Coração na Pandemia Covid 19

O coração é particularmente suscetível às complicações tardias da Diabetes Mellitus. Se a dieta e os medicamentos permitem a muitos diabéticos uma vida ativa, com o decorrer dos anos os olhos, o rim, as artérias e o coração são afetados pela Diabetes.

À medida que conhecemos os desenvolvimentos da Covid 19 que nos assola, ficámos a saber que, são precisamente os doentes diabéticos, cardíacos, pulmonares e com cancro os mais suscetíveis de sofrer as formas graves e potencialmente fatais da Covid-19.

Embora menos divulgado a Covid 19 causa também doença cardíaca, da qual não conhecemos ainda as consequências a médio prazo.

Ora a Diabetes está associada a doenças cardíacas, pelo que os Diabéticos devem tomar com mais empenho as recomendações para prevenir o contágio da Covid19.

Em particular devem manter a Diabetes e as doenças cardiovasculares bem controladas com as recomendações de Dieta, Atividade Física e Medicação, o que diminui o risco de sofrer as formas mais graves da doença.

Enquanto aguardamos pelas vacinas e o desenvolvimento de medicações mais eficazes devemos proteger mais os mais suscetíveis.

 

Prof. Doutor Luís Brás Rosário

Cardiologista e Membro da Comissão Executiva da Fundação Portuguesa de Cardiologia