Segundo a World Heart Federation, as doenças do coração são a principal causa de morte nas mulheres. Anualmente, mais de 8,6 milhões de mulheres morrem vítimas de doenças cardiovasculares em todo o mundo, o que representa cerca de uma morte por minuto.
Em Portugal, a realidade é semelhante! As doenças do coração são responsáveis por 35% das mortes nas mulheres portuguesas. Perdem-se vidas precocemente! Mães, filhas, avós, pessoas que nos são queridas, que muitas vezes sucumbem inesperadamente.
Todos os anos, o dia 8 de Março é dedicado a todas as mulheres no mundo!
A Fundação Portuguesa de Cardiologia não quis deixar passar esta data em branco e dedicou toda a semana às mulheres, na sua página de facebook. Afinal, a prevenção pode salvar vidas e reconhecer sinais de alarme a tempo é fundamental para a agir na hora devida.
O Dia Internacional da Mulher é ainda assinalado, em parceria com a Rádio Renascença, com os testemunhos de Kátia Guerreiro, fadista e médica, Rosalina Machado, empresária, Elvira Fortunato, cientista, Gilda Paredes Alves, gestora, Teresa Gomes Mota, cardiologista, Elsa Feliciano, nutricionista, e Assunção Cristas, Ministra da Agricultura e do Mar. Oiça-os aqui e saiba o que cada uma faz pela saúde do seu coração.
A todas, um feliz Dia da Mulher!