Os ingredientes que colocamos numa salada podem fazer toda a diferença. O maior cuidado que deveremos ter é nas quantidades e na escolha de alimentos e temperos, optando pelos que contêm teores mais reduzidos de sal e gordura.
Quando elaboramos uma salada podemos utilizar em maior quantidade os legumes e quanto mais variedade melhor: vários tipos de alface, tomate, cenoura, milho, couve roxa, beterraba…enfim sejamos criativos!
Depois podemos também adicionar fruta mas sem exagerar nas quantidades: o ideal é não ultrapassar o equivalente a 1 peça de fruta por pessoa (entre 150 a 200g).
Outra opção saudável é juntar um pouco de leguminosas: feijão ou grão ou lentilhas ou em alternativa massa, arroz ou batata cozida cortada em pedaços. Atenção que estes alimentos são mais ricos em hidratos de carbono e por isso não são necessárias grandes quantidades.
Também podemos juntar pequenas porções de alimentos fornecedores de proteína: ovo, queijo fresco ou curado, requeijão, camarões, delicias do mar, atum, salmão, frango desfiado, fiambre ou outro que nos saiba bem.
Também podemos utilizar frutos secos ou sementes: nozes, avelãs, pevides, chia…
O toque final é o tempero e aqui o que utilizamos pode fazer toda a diferença… atenção aos molhos e ao sal. O ideal será a utilização de pequenas quantidades de um vinagrete, preferencialmente feito em casa, com azeite e um bom vinagre e utilizar ervas aromáticas a gosto.
Dr.ª Elsa Feliciano