Sabemos que os ataques de coração são a principal causa de mortalidade do nosso século. “Mas isso é coisa de idosos e pessoas já muito doentes”, dirá o cidadão menos preocupado!
Existem ataques de coração em jovens aparentemente saudáveis, sim, entre os 15 e os 30 e tal anos e o mal é que são, muitas vezes, silenciosos. Acusa-se, nestes casos, a hereditariedade, o que é verdade, mas existem fatores do ambiente que contribuem.
Sabem dizer-me qual o fator de risco que mais contribui para estes ataques precoces, em jovens? É ao mesmo tempo o fator potencialmente mais fácil de modificar e combater: o consumo de tabaco.
O tabaco foi culpabilizado em diversos estudos publicados por 65 a 92% de infartos do miocárdio ocorridos em jovens, em comparação com 24 a 56% em doentes acima dos 45 anos de idade.
Agravam a responsabilidade do tabaco nos ataques do coração, em jovens, o uso de contracetivos orais e de cocaína.
E quanto ao uso de novos dispositivos de tabaco não combustível ou de vapeamento: atenção! Os seus efeitos ainda não são claros e, em jovens, são claramente desaconselhados!
Fonte: UpToDate “Coronary heart disease and myocardial infarction in young men and women” revisão atualizada, em abril 2021
Dr. José Reis Ferreira
Pneumologista