Os Dias Mundiais e os Nacionais são ocasiões para informar o público sobre questões de preocupação geral, mas servem também para mobilizar a vontade política e os recursos para resolver essas questões globais, e para reforçar as conquistas conseguidas.
O Dia Mundial do Coração, que se celebra a 29 de setembro, segue a mesma linha de orientação. Pretende-se informar o público de assuntos e matérias que já são do seu conhecimento, mas como são questões associadas a mudança de hábitos e de comportamentos, são geralmente adiadas para “melhores dias” e, muitas vezes, o dia do aparecimento súbito da doença chega primeiro.
É do conhecimento geral que as doenças cardiovasculares são e continuam a ser a principal causa de morte em Portugal e no Mundo.
São muitas as causas, desde o tabagismo, a diabetes, a hipertensão arterial e a obesidade, passando pela poluição atmosférica, e por situações menos comuns, como a doença de Chagas, doença bem conhecida pela comunidade brasileira em Portugal.
A maioria destas causas estão associadas a hábitos e a comportamentos que em nada abonam a saúde das pessoas. A título de exemplo 80% dos indivíduos que têm um enfarte agudo do miocárdio antes dos 45 anos são fumadores. A prática regular de uma atividade física diminui em cerca de 40% a probabilidade de ter uma complicação cardiovascular.
As medidas não farmacológicas de prevenção das doenças não são para abandonar depois de instituída a medicação. Devem ser a primeira medida a tomar e devem passar a fazer parte das nossas rotinas e hábitos.
Este ano o lema é “Use o Coração para Prevenir”.
A ideia é a de usar o coração para tudo o que faz bem ao coração. Usar o coração para prevenir é também fazer com dedicação, com devoção e entrega, sabendo à partida que vale a pena mudar. Mudar hábitos e comportamentos não é fácil, mas não é impossível.
Nos últimos 2 anos, a pandemia tem dificultado a ação dos serviços e dos profissionais de saúde e como se isso não bastasse ficámos mais isolados de amigos e familiares. Felizmente que a situação está a melhorar. Podemos, aos poucos retomar rotinas e hábitos, mas aproveite a oportunidade para retomar os hábitos e as rotinas que são mais favoráveis à saúde do seu coração.
Use o coração para se ligar aos seus amigos e familiares. A pandemia veio confirmar que vale a pena prevenir e se o fizer com o Coração, tanto melhor.
Siga os nossos conselhos e use, com o Coração, o material que a Fundação e a World Heart Federation lhe disponibilizam
Comemore o Dia Mundial do Coração com o Coração!
Luís Negrão