A Fundação Portuguesa de Cardiologia deseja a todos os portuguesas um Feliz Natal e que o Ano Novo seja melhor do que o que está a terminar.
Durante o ano de 2023, continuamos a levar a efeito diversas iniciativas, junto da população, no intuito de combater o flagelo provocado pelas doenças cardiovasculares, principal causa de doença, mortalidade e custos em Portugal, mesmo nos anos terríveis da pandemia.
É conhecido que durante as festividades ocorre um aumento das mortes por causa cardíaca, que são atribuídas aos excessos alimentares, ao stress emocional e ao frio.
Por isso, a FPC apela que, durante o período de Natal e Ano Novo, todos continuemos a adotar um estilo de vida saudável, que nos proteja das doenças cardiovasculares, que presentemente estão a causar mais mortes do que era habitual nos tempos pré-pandemia.
Lembramos também que é responsabilidade de cada um de nós reduzir ao mínimo as possibilidades de infetar os nossos entes queridos, em especial aqueles em maior risco de sofrer de complicações ao contrair infeções respiratórias, (não só a Covid-19 mas também a gripe e o vírus sincicial respiratório), nomeadamente os mais idosos e os doentes cardiovasculares.
Terminamos renovando os votos de um Feliz Natal e um Bom Ano de 2024.
Prof. Manuel Oliveira Carrageta
Fundação Portuguesa de Cardiologia
www.fpcardiologia.pt