Chegaram as férias e o calor, e este ano, com todos os cuidados que devemos ter devido à Pandemia, comer ao ar livre, fazer um piquenique ou levar a comida para a praia, podem ser uma excelente opção… No entanto, é importante ter alguns cuidados, nomeadamente com a escolha, preparação, transporte e conservação dos alimentos até ao momento do seu consumo.
Preferencialmente devemos consumir alimentos leves e de fácil digestão e garantir uma boa hidratação. Alimentos frescos como saladas e fruta, bem lavadas, são indispensáveis. As Sandes são sempre uma boa opção, e podem serelaboradas com alimentos como ovo cozido, atum em água ou bife de frango ou peru. Também podem conter vegetais, como alface, tomate entre outros. Procure evitar a adição de molhos ricos em gordura.
Para uma boa hidratação leve água bem fresca, pode até aromatizá-la com fruta, ervas aromáticas e especiarias, e obter 1 excelente “refresco” de verão sem açúcar adicionado.
Também são muito importantes os cuidados com a conservação e transporte dos alimentos uma vez que o calor facilita o desenvolvimento de micróbios, e não queremos estragar um excelente dia com uma intoxicação alimentar… estes devem ser transportados numa geleira bem fresca para que se mantenham a uma temperatura adequada. Importante que ao longo do dia seja mantida à sombra e numa zona arejada.
Esteja atento ao aspeto, textura, cor, cheiro e sabor antes de ingerir qualquer alimento, e na dúvida, não os consuma.Procure levar as quantidades necessária de alimentos, evitando o desperdício alimentar, já que depois de algumas horas é recomendado rejeitar as sobras.
E claro, divirta-se!
Dra. Elsa Feliciano
Assessor de Nutrição da Fundação Portuguesa de Cardiologia