Publicado a 24 de janeiro de 2018
No âmbito do Projeto Salva-vidas, a Fundação Portuguesa de Cardiologia, em parceria com a Senilife e os hipermercados Jumbo, entregou ontem, 23 de janeiro, o primeiro Kit Salva-vidas à Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, em Lisboa.
Nesta sessão, que contou com a presença de representantes da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) e da Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), foram entregues os cartões de operacional de desfibrilhação aos seis professores e auxiliares que realizaram a formação em Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação e os cartões de socorrista aos doze professores e auxiliares que realizaram a formação em Primeiros Socorros. Destaque ainda para a entrega da mala de primeiros-socorros “Advance” e o Desfibrilhador com reanimação de alta qualidade.
Para Ana Sobral, uma das docentes que realizou a formação em SBV-DAE, “o equipamento entregue é não só uma mais-valia para a comunidade escolar, mas também para a comunidade envolvente”. Já a professora Paula Bandarra, que participou na formação de primeiros socorros, confessou ter sido “muito importante desmistificar o medo de atuar” realçando que “o importante é reagir e saber como fazê-lo”.
O Presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, Prof. Doutor Manuel Carrageta, destacou que, todos os anos, 10 mil pessoas são vítimas de morte súbita em Portugal, o que pode ser minimizado com a disponibilidade de desfibrilhadores e de treino básico de vida na comunidade. Cristina Santos, Diretora-Geral da Senilife, frisou, por isso, que “as pessoas precisam de saber fazer suporte básico de vida nos seus locais de trabalho e em casa”, sublinhando que “o direito de sermos reanimados passa pelo dever de sabermos reanimar.”
Regina Sequeira Carlos, representante da ARS Lisboa e Vale do Tejo, felicitou os promotores do Projeto Salva-vidas pelo primeiro Kit Salva-vidas ter sido atribuído a uma Escola “pois é pela educação dos jovens que devemos começar”, destacando ainda o facto de as formações serem dirigidas não só a professores, mas também aos auxiliares, que diariamente são os mais próximos dos alunos.
Cristina Pessoa, da DGEstE, acredita que o “a comunidade escolar ficará mais enriquecida com este projeto”, esperando que este Kit Salva-vidas seja o primeiro de muitos a ser entregue nas escolas portuguesas. Também Maria João Ferreira, da DGAE, acredita que esta é “uma aposta de futuro”, parabenizando os promotores pela visão preventiva deste projeto.
O Projeto Salva-vidas é uma campanha pública de âmbito nacional de sensibilização para a morte súbita. Atualmente, as vendas das Pulseiras Salva-vidas decorrem em dezoito hipermercados Jumbo. Para Paulo Monteiro, Diretor do Programa Vida Saudável do grupo Auchan, “a adesão da insígnia Jumbo a esta iniciativa, tão meritória, representa a materialização prática do compromisso com a saúde dos habitantes das comunidades nas quais as nossas lojas se inserem”.
Para saber mais clique aqui.
Veja todas as fotos desta sessão aqui.