“Se trabalhar faz bem à saúde então que trabalhem os doentes” é uma expressão popular que não sendo completamente verdadeira, também não é desprovida de alguma verdade. É certo que estamos a falar do trabalho muito sedentário.
Hoje em dia consegue-se “dar a volta ao mundo” sentado numa cadeira em frente a um computador e quando se faz uma pausa para quebrar a rotina e descansar os olhos, fuma-se um cigarro. Muitos, aproveitando estas restrições, conseguiram deixar este vício, parabéns. Há que aproveitar outras oportunidades que o dia de trabalho nos faculta para sermos um pouco mais saudáveis.
Aproveite a pausa e coma uma peça de fruta a meio da manhã. Assim consegue estragar o apetite para a hora do almoço e fazer uma refeição mais saudável. Aproveite e use mais as escadas, saia uma paragem antes e faça o restante percurso a pé. Ao fim do dia, opte por fazer uma boa parte do seu percurso caminhando. Aproveite e instale no seu smartphone um pedómetro e veja se chega aos 10.000 passos por dia (valor recomendado).
O trabalho só faz bem à saúde se soubermos tirar o devido proveito.
Dr. Luís Negrão