“A Fundação Portuguesa de Cardiologia é uma Instituição de Utilidade Pública, de âmbito nacional, que visa fomentar a prevenção das doenças cardiovasculares e a promoção da saúde.
A FPC foi constituída, por escritura notarial, no já distante dia 7 de Novembro de 1979, tendo como subscritores o Professor Fernando de Pádua, o Professor Carlos Ribeiro e o Dr. Pena de Carvalho, ilustres cardiologistas.
A FPC vive do trabalho de voluntários e da generosidade de mecenas, quer particulares quer empresas, dado que a FPC, sempre optou por não ter atividades comerciais, vivendo, numa palavra, de boas vontades.
Hoje, a Fundação está estabelecida em todo o País, com delegações e núcleos, implantados não só no continente como nas regiões autónomas, com equipas de profissionais de saúde e personalidades não médicas de relevo da sociedade portuguesa, a trabalhar lado a lado, em plano de igualdade e com um objetivo comum.
O seu trabalho benévolo conjunto contribui ao longo de mais de quatro décadas, para o aumento da esperança de vida, graças à redução das mortes por doença cardiovascular, embora estas continuem a ser a principal causa de morte da população portuguesa.”
Prof. Doutor Manuel Oliveira Carrageta
Presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia
Fundação Portuguesa de Cardiologia
www.fpcardiologia.pt